QUEM INVENTOU?
QUEM INVENTOU A BICICLETA?
A
bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo
esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais. Foi inventada
no século XIX na Europa. Com cerca de um bilhão de unidades em todo o
mundo , a bicicleta é usada tanto como meio de transporte no ciclismo
utilitário, como objeto de lazer no cicloturismo e para competições
desportivas de ciclismo.
A
bicicleta afetou consideravelmente a História tanto no campo industrial
como no cultural. No início, a bicicleta inspirou-se em tecnologias
pré-existentes. Hoje, no entanto, tem contribuído para outras áreas.
Além de lazer e transporte, as bicicletas estão sendo adaptadas para
outras utilizações, na área militar e em esportes.
A
bicicleta também é bastante utilizada como meio de transporte no
dia-a-dia, por ser um transporte barato, ecológico e saudável.
Etimologia
fr.
bicyclette (1880) palavra formada de bi- 'dois' + cycle- 'roda' (<
gr. kúklos 'círculo') + suf.dim. -ette; esses el.comp. encontram-se na
f.aport.; ver bi- e cicl(o)-; f.hist. 1897 bicyicleta, 1899 biciclêta
[editar] História
Falar
a respeito da matéria da história da bicicleta é um tanto complexo,
pois há vários estudos, muitas cópias e poucas definições razoáveis que
podem ser aproveitadas. Entre os diversos que se relacionam com o
assunto pode-se citar um estudo interessante que explica a sua de forma
clara e resumida.
Segundo
alguns historiadores e o que nos mostram alguns ensaios fotográficos,
há um estudo muito bem feito, idealizado por Leonardo da Vinci e
registrado em um código guardado no museu de Madrid, resultante de
pesquisas feitas pelo professor Piccus, da Universidade de
Massachusetts, nos EUA, que nos mostra, através de esboços, um sistema
de transmissão por corrente, mecanismo físico principal que aciona as
atuais e modernas bicicletas idealizados por Da Vinci. Apesar de que
tais desenhos na realidade mostrem um sistema de transmissão bem básico,
muitos historiadores consideram-nos o primórdio da indústria da
bicicleta no mundo.
No
período compreendido entre os séculos XV e XVI, foram desenvolvidos
diversos veículos de duas e quatro rodas acionados por mecanismo
composto de corrente, alavanca e outros dispositivos os quais por vezes
traziam problemas ao seu usuário, pois frequentemente levavam a tombos
sérios ou mesmo causando danos às roupas. Tais dispositivos eram
cômicos, outros não seguiam os princípios básicos da física e a grande
maioria deles era na realidade uma imitação um tanto extravagante de um
mecanismo já existente, com raríssimas exceções.
Entretanto,
a bicicleta teve seu nome inserido na história por volta do início de
1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o celerífer,
posteriormente denominado de celerífero, que era um veículo primitivo de
duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e
acionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, ou seja, na forma
de solavancos. Curiosamente, apesar do incômodo e desconforto esse tipo
de transporte era útil na época, para pequenas distâncias.
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