SAÚDE
ARTRITE
A artrite é a inflamação das articulações, em sentido amplo: é conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas . As artrites são um tipo de reumatismo; portanto, é estudado pela reumatologia. Raramente tem uma origem conhecida. Mas, todas envolvem fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais. São mais comuns em adultos e idosos. Existem mais de 100 sub-divisões de artrites, divididas principalmente de acordo com causa, local afetado, idade (infantil ou geral) e gravidade. É uma das principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho DORT
É mais comum em nativos americanos (atingindo ~ 25%) e brancos (atingindo ~ 24%) do que em negros (~19%), latinos (~11%) e orientais (8%). Atingem por volta de 1 a cada 7 pessoas, principalmente acima dos 30. Dos acometidos 2/3 tem menos de 65 anos, 60 a 70% são mulheres e é a principal doença estudada pela medicina do esporte e medicina do trabalho.
Causas
As artrites tem 6 principais causas:
Distúrbios auto-imunes
Trauma físico
Lesão relacionada ao trabalho (ocupacional)
Fungos
Bactérias
Vírus
Fatores de riscos
Trabalhos repetitivos
Estar acima do peso
Idade avançada
Esportes violentos
Esportes radicais
Esportes de força (como halterofilismo)
Artistas (principalmente dança)
Lesões prévias na área
Doenças ósseas e musculares
Doenças circulatórias e imunológicas
Prevenção
Alongamentos
Descansos regulares
Beber muita água
Entrar em forma
Vacinas
Alimentação rica em frutas, legumes e verduras
Limpar todos ferimentos com água e sabão
Usar equipamentos de proteção
No caso de aparecerem sintomas de artrite deve-se procurar um médico o mais rápido possível.
Classificação
No mundo, cerca de 10% dos homens e 15% das mulheres tem algum tipo de artrite, aumentando pra 30% pra homens e 50% pra mulheres maiores 65 anos. Com o sedentarismo e envelhecimento da população ela tem aumentado rapidamente no mundo inteiro, é estimado que aumente em 40% até 2020.
Maiores detalhes >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário