MINHA HOMENAGEM (In memorian) a DIOCLÉCIO DE CASTRO, CIUDADÃO E MESTRE NA ARTE DE ENSINAR QUE O CEARÁ E O BRASIL TEM DE SE ORGULHAR
ACOPIARA - CE
ACOPIARA é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião de Sertão de Senador Pompeu, mesorregião dos Sertões Cearenses.
Etimologia
ACOPIARA é uma composição da língua tupi aco: roça, roçado, cultura; pi: de pina, limpar ou tratar; e ara: (prefixo que indica agente) que significa: aquele que cultiva a terra, o agricultor ou o lavrador.. Sua denominação original era Lages, depois Afonso Pena e, desde 1943, Acopiara.
HISTÓRIA
A história dessa área do Ceará mistura-se com os índios Quixelô,[7][8] religiosos e colonizadores.
O povoamento da região compreendida nos limites do atual município de Acopiara começou no século XVIII, depois que os Quixelô foram submetidos à paz, aldeados e removidos para a Missão da Telha (hoje Iguatu) e a Missão de São Mateus (hoje Jucás).
Com a expansão da pecuária no estado do Ceará, no século XVIII, fazendeiros estabeleceram-se nestas terras via sesmarias, e assim surgiu o núcleo urbano.
Em 1910, com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité até Crato (Ceará), Acopiara (então Lages), são inauguradas três estações de trem (Luna, Acopiara e Quincoê), o que impulsionou muito a economia local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário