quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

COMENTÁRIO

QUEM AVALIA O MEC?

As Universidades brasileiras, de acordo com sucessivas informações veiculadas nas diversas modalidades de mídia, dão conta de que o Ensino de Nível Superior no Brasil vai descendo a ladeira da baixa qualificação. O Ministério da Educação – MEC vive propalando que está avaliando os Cursos de Direito, Medicina, Engenharia etc. e, quando o faz, traça sempre um perfil aquém daquilo que esperávamos que fosse pelo menos regular. Contudo, a cada avaliação, a decepção reinante na sociedade brasileira se exacerba e, reflete-se principalmente, sobre alunos concluintes do Ensino Médio e, de pessoas que buscam no ensino superior uma qualificação melhor que lhes permita maiores chances no competitivo e escasso mercado de trabalho.
O MEC avalia... avalia...  Ameaça de fechamento, de suspensão, disso e daquilo; mas, o marasmo educacional continua norteando as Universidades Brasileiras. Avaliações podem ser feitas milhares de vezes; todavia, só um investimento maciço em educação poderá melhorar o quadro vergonhoso da Educação, inferior a outros países cujas economias nem se aproximam da brasileira.
Se a Educação no Brasil vai mal, a culpa é também do MEC. Tomemos como exemplo o atual Ministro Fernando Haddad. Além dos sucessivos escândalos do ENEM, ENAD, que inovação ofereceu para Educação? 
Se o Ministério é fraco, as normativas dele emanadas não contribui para melhoria do ensino no país. O MEC também está mal.
Afinal, quem avalia o MEC?

(Fernando Moraes - FM em 14/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário